



Fórum Social Mundial 2010
Atividade encerra a programação do Fórum Social Mundial em Esteio A promoção de uma cultura de paz, compromisso expressado pela Prefeitura de Esteio no dia a dia de suas ações, ganha um marco neste Sábado, por meio da construção de um monumento à paz no Parque Galvany Guedes. A ação, organizada por integrantes da Aldeia de Paz, e integrantes da comunidade no movimento presente no acampamento intercontinental da juventude do Fórum Social Mundial, começou as 10:00 horas da manhã com o desenvolvimento de uma oficina onde foram abordados temas ligados à Aldeia. Arco Íris, quando o TIP de mais de 5 metros de altura construído com bambu ostentando a Bandeira da Paz foi erguido pelos integrantes da atividade um belo ARCO IRIS pintou o céu com suas Cores parecendo o Poder superior reverenciar o evento que foi muito emocionante e envolveu o conhecimentos das práticas do grupo para os que estavam admirando o evento. A Açores também auxiliou com suporte para os visitantes para a realização das atividades
A bandeira da Paz foi trazida desde o México pelo peregrino Oscar Tinajero para o FSM em 2001. Ele viaja com a bandeira desde 1996, quando a recebeu no encontro Diálogos de Paz, promovido pelo Exército Zapatista.
Segundo ele, “os três círculos significam a integração da ciência, arte e espiritualidade, bem como o físico, o emocional e o mental como elementos formadores de uma só cultura planetária.” A bandeira é reconhecida pela ONU e está presente em vários países.
Considerado um ícone da Aldeia da PAZ, Oscar é sintético ao avaliar o FSM: “falar é bom para abrir a consciência, mas faz falta o passo seguinte. A verdadeira mudança vem de si mesmo e só cada um pode fazê-la. A Aldeia está nos ensinando o caminho do arco-iris”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário